Cinema vinagdores-ultimato 01

Publicado em abril 25th, 2019 | Por Rodrigo Cirne

0

Vingadores: Ultimato – Crítica

Marvel Studios cria um legado e deixa sua marca na história do cinema

AVISO: Se você se emocionou com Vingadores: Guerra Infinita, prepare-se.

AVISO 2: Se você acompanha o Universo cinematográfico da Marvel, desde o começo em 2008, este filme é pra você.

AVISO 3: Se você não assistiu a grande parte dos filmes do MCU, você tem grandes chances de não entender algumas coisas.

AVISO 4: NUNCA antes num filme de HQ´s, você viu algo como o que você verá no terceiro ato. A criança viva em você, vai pirar.

Avisos dados, vamos lá…

Ultimato começa logo após os eventos ocorridos em Guerra Infinita (e se você ainda não viu este filme, melhor parar por aqui), com os heróis que sobreviveram ao “Estalo” de Thanos (leitor do Embrulha acredite, vocês ainda não viram tudo que Thanos pode fazer), lidando com as consequências da grande batalha ocorrida em Wakanda, que graças ao tal Estalo, dizimou metade da população do Universo.

vinagdores-ultimato 02

Os Vingadores sobreviventes, tentam a todo custo seguir com suas vidas, da forma mais natural possível, dentro da nova realidade imposta por Thanos.

Sem entrar em maiores detalhes da trama (pois o filme todo é um grande Fan Service, e revelar qualquer detalhe, pode e vai atrapalhar a experiência dos nossos espectadores), alguns anos depois, um dos Vingadores sobreviventes, consegue criar algo parecido com uma Máquina do Tempo, para tentar reverter o efeito do Estalo, e consequentemente, trazer todos que foram literalmente pulverizados, de volta a vida. Porém, para que isso aconteça, é necessário que todos os Vingadores sobreviventes se unam, em prol desta tentativa, e nem todos estão tão de acordo com isso, pois alguns conseguiram seguir em frente, e ainda guardam resquícios de uma briga passada (Dica para o leitor do Embrulha: Capitão América – Guerra Civil).

vinagdores-ultimato 06

Utimato é o ápice de tudo que foi construído e constituído ao longo de 11 anos de produções do Marvel Studios, com todas as pontas de todos os filmes, devidamente amarradas, o que faz com que algumas jornadas cheguem ao fim.

O impacto emocional que o filme carrega, irá com certeza arrancar lágrimas, daqueles que se envolveram ao longo destes anos, com as aventuras dos Heróis mais poderosos da Terra. Mas nem tudo é tristeza, o lado cômico dos filmes da Marvel, característica bem predominante das produções, continua lá, sem soar como alívio cômico. Tudo é devidamente encaixado, e o timing entre atores/roteiro é perfeito, mesmo para alguns personagens que tem profundas sequelas psicológicas.

vinagdores-ultimato 07

Outro ponto muito importante no filme, é a dinâmica dos Vingadores em cena. O universo foi tão bem criado, que tudo soa como se fosse uma grande novela, que chegou ao seu grande final. Todos tem enorme importância na trama, ninguém está “solto” no roteiro, e principalmente, os primeiros Vingadores são devidamente respeitados, homenageados e porque não, reverenciados pelos diretores/irmãos Joe e Anthony Russo. Todos tem o seu “grande” momento no filme, a se destacar para o trio Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Juntos, eles representam toda a força do MCU nas telas, e toda a esperança que a humanidade ainda possui nos nossos heróis.

20190416-avengers-1

Os outros 3 Vingadores originais (Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro/Ronin) são tão importantes quanto os 3 mencionados acima, e todos tem seus arcos devidamente amarrados e finalizados, e quando digo finalizados, não estou aqui dizendo que nunca mais veremos estes personagens. Ultimato finaliza tudo que foi criado a partir de 2008, mas o horizonte de histórias da grande parte dos nossos heróis, ainda nem chegou a sua metade, portanto, podem ficar calmos, que ainda veremos muitos destes personagens nos cinemas, por muitos anos.

vinagdores-ultimato 08

As quase 3 horas de exibição passam como um “Estalo”, de tão dinâmico que é o filme, e após enxugarem as lágrimas com um dos finais mais lindos e emocionantes da história dos filmes de HQ´s, tudo que podemos imaginar é: E agora? O que vem pela frente, depois de tudo que se viu em Ultimato?

A Marvel ainda não divulgou muita coisa sobre o futuro dos seus filmes, mas isso não é algo preocupante. O Universo está criado, unificado e consolidado. Talvez seja o momento de apostar em novos personagens, novas possibilidades de união deste Universo (X-Men, talvez?), e mesmo se a Marvel soltasse um comunicado dizendo que Ultimato seria seu último filme, creio que uma palavra definiria o sentimento de todos: OBRIGADO.

P.S.: Não há cenas pós créditos, porém, os créditos homenageiam de forma muito bonita, os primeiros Vingadores, e a provável última participação de Stan Lee, como sempre é muito legal.

Tags:


Sobre o Autor

Amante de cinema, viciado em Star Wars, Friends e Alice in Chains. Nerd convicto, Analista de Sistemas por vocação, baterista por coração e emoção. Consumidor compulsivo de filmes, séries, música, games e HQ´s. Se pudesse, viveria de entretenimento (cinema e música), como ainda não posso, descarrego todo esse amor aqui no blog.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo ↑