jessicajonescomics

Publicado em novembro 25th, 2015 | Por Lara Costa

1

Jessica Jones – quais HQs devo ler?

O guia

Jessica Jones é uma personagem relativamente nova no universo Marvel que foi criada em 2001 por Brian Michael Bendis e Michael Gaydos. Se você gostou da série e pretende conhecer mais da anti-heroína, este guia é para você. Se você ainda não viu a série, mas quer ler os quadrinhos antes de assistí-la, este guia também é para você. E se você simplesmente gosta de HQs bem escritas e quer conhecer alguns bons títulos, este guia definitivamente é para você.

A adaptação

A primeira coisa importante de ressaltar antes de começar é: as HQs que contam a história de Jones são bastante diferentes da série, e isso é ótimo. A essência dos personagens está ali perfeitamente preservada, as cenas estão cheias de referências, mas a narrativa varia muito de uma mídia para a outra. Tudo que posso dizer, no entanto, é que tanto a série quanto os quadrinhos atingem o nível de excelência.

O que devo ler?

Como Jessica Jones foi criada há pouco, e como, por muito tempo não fez parte da “primeira linha” de heróis da Marvel, há pouco material para ser lido. Mas escutem o que estou dizendo: o título certamente será renovado em pouco tempo e a heroína deve ganhar cada vez mais espaço dentro da editora. Os títulos a seguir podem ser encomendados nas grandes livrarias de todo o Brasil, ou comprados diretamente em sites norte-americanos.

Estas são as principais aparições da heroína e de outros personagens da série, mas Jones também dá as caras nas grandes sagas recentes do Universo Marvel como Guerra Civil e O Cerco. Lembrando que os três primeiros títulos desta lista funcionam não apenas como uma sólida introdução à Jessica Jones, mas também à série dos Defensores que sairá pela Netflix e juntará as histórias de Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro.

Por que devo ler?

Como várias pessos já apontaram, Jessica Jones é uma personagem incrivelmente humana, sarcástica, multifacetada, e que lida com traumas e abusos físicos e psicológicos com os quais muitos de nós – especialmente as mulheres – podem se identificar. Mas estes acontecimentos horríveis de seu passado, ao invés de traumatizá-la, funcionam de combustível para sua obstinação – o que só acrescenta em complexidade à protagonista.

Além disso, é bom ler histórias que fujam um pouco do modelo Vingadores/X-Men/Liga da Justiça no quais as ameaças são sempre macro e cujas batalhas definem o futuro do mundo – e não é que não gostemos disto, é só que é muito bom ler histórias que lidam com dramas mais íntimos e com plots menos grandiloquentes.


Sobre o Autor

Nerd em tempo integral e doutoranda em Antropologia nas horas vagas. Ensaia discursos de agradecimento no chuveiro para quando receber um Oscar de melhor roteiro, Eisner de melhor HQ ou um World Fantasy Award de livro do ano.



One Response to Jessica Jones – quais HQs devo ler?

  1. Matheus1001 says:

    otima materia gostei das dicas de hqs essa foi uma serie q curti muito, agr vou saber um pouco mais da personagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo ↑